Filosofia

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domingo, 17 de maio de 2009

DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

DIVERSIDADE
CULTURAL BRASILEIRA
você se considera legitimamente
brasileiro?

Costumamos dizer e ouvir que somos o povo brasileiro! Que vivemos
no país do futebol e do carnaval. Pelo menos é assim que nos vêem
os outros povos, na maioria das vezes. Contudo, quando somos indagados
e questionados sobre nossa identidade nacional, ou seja, que
povo realmente somos e, qual o sentido da nossa formação enquanto
nação, ficamos na maior “crise de identidade”.
Ora, como definir quem realmente somos em meio à diversidade
cultural?
A questão é: como viemos, enquanto povo e nação ao longo da
história, construindo nossa identidade nacional? Mas, será que temos
mesmo uma única e autêntica identidade nacional?
Quando falamos em identidade, logo pensamos em quem somos.
Vêm à nossa mente os nossos “dados pessoais”, ou seja, a cidade onde
nascemos, a data de nascimento, nossa filiação, que são os nomes
de nossos pais, uma foto registrando nossa fisionomia, nossa impressão
digital, uma assinatura feita por nós mesmos.
E que ainda contém um número de registro geral, que permite sermos
identificados, não como pessoas, com suas devidas características,
mas como um número em meio a tantos outros. E o mais interessante,
está ali registrado para todo mundo ver, a nossa nacionalidade, a que
nação e povo pertencemos.
Caro leitor, o que o seu documento de identidade significa para você?
Já havia parado para pensar nisso? O nosso documento de identidade
nos dá algumas informações sobre quem somos.
Alguns de nós temos condições de reconstruir a árvore genealógica
e saber toda a nossa história a partir da constituição familiar ao
longo das gerações que foram formadas.



ATIVIDADE

Você tem condições de reconstruir a árvore genealógica de sua família?
Proposta de trabalho: Monte a árvore genealógica de sua família descrevendo as características socioeconômicas
e culturais de cada geração. Depois, compare as características de cada geração relacionando
com a conjuntura social (a situação) de cada época. Com a construção genealógica feita
apresente em sala de aula, comparando as realidades sociais de cada grupo familiar.


O objetivo de construir a nossa árvore genealógica é o de verificar
as características socioeconômicas e culturais de nossas famílias em cada
período da história. A partir daí, descobrir, além de características físicas,
entender como a nossa cultura foi construída ao longo da história,
com o passar de gerações.
Que legal! Além de podermos descobrir as características físicas
e de personalidade que herdamos de nossos antepassados, podemos
reconstruir a trajetória histórica cultural de nossas famílias. E a partir
dos dados históricos, entendermos a herança social e todo nosso legado
cultural.
Um exemplo desse processo social de transmissão de cultura é a
educação ou criação familiar. A cada geração vai se transmitindo, ou
melhor, ensinando aos filhos e jovens certos conhecimentos e valores
morais adquiridos pela geração mais velha.
Quando falamos em nação ou sociedade, não é diferente. Podemos
descobrir como a nossa nação e nós, enquanto povo, fomos constituídos.
Saber, por exemplo, quais as características culturais que podemos
encontrar na formação e depois no desenvolvimento da nossa sociedade
brasileira. E mais, podemos conferir se a sociedade brasileira ainda
está refletindo tradicionalmente as mesmas características culturais
de quando foi formada!
Entender como tudo começou, nos levará a compreender a grande
diversidade cultural que caracteriza nosso país! Já que a cultura é um
dos instrumentos de análise e compreensão do comportamento humano
social, podemos nos questionar: “E eu, o que eu tenho com tudo isso?
Será que a diversidade cultural do meu país me atinge diretamente
ou somente de forma indireta?”


Herança social e legado
cultural: são processos
de transmissão cultural,
que ocorrem ao longo
da história, nos quais as gerações
mais velhas transmitem
às gerações mais jovens
a cultura do grupo.

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